-$$$-

-$$$-

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Urban Outfitters – compras e raiva

"Há um tempo atrás descobri que Urban Outfitters tinha começado a enviar seus produtos para o Brasil. Super me animei, quem já visitou o site deles sabe que tem MUITA coisa bacana; coisas de casa, roupas, acessórios, o que você imaginar. Resolvi testar a loja e ver se valia a pena encomendar coisas de lá. Pedi um conjunto de xícaras medidoras, que na verdade são três matrioshkas, e uma capa de edredom (ou ededrom, como diz o Fabio) estampada de passarinhos e gaiolas. Essa semana recebo uma notificação dos correios dizendo que eu deveria ir até a agência para retirar minha encomenda. Na notificação estava discriminada a quantia que deveria ser paga no ato da retirada.
Meu pacotinho, meu lindo pacotinho com as minhas compras estava sendo refém da maldita receita federal. Pra quem não sabe, qualquer compra no exterior cujo valor do bem mais frete some mais de US$ 50,00  e desde que seja enviado por pessoa física tem incidência de imposto de 60% do valor total. No caso da encomenda ser enviada por pessoa jurídica sempre haverá incidência de imposto de 60% sobre o valor total (bem + frete). Quem quiser mais detalhes sobre isso pode olhar no site da receita: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/rts.htm#Aplicação
A receita federal é para mim o que a televisão é para os crentes: a besta. Eu ODEIO a receita federal com todas as minhas forças e odeio ainda mais ter que pagar imposto de importação, juro. Acho uma baboseira essa coisa toda de proteger a indústria nacional. Como se os produtos que compramos aqui já não fossem sobretaxados, além de terem uma qualidade de quinta, né? Enfim, eles taxam nossos bens com a desculpa de proteger a indústria nacional e nós podemos muito bem ver onde o nosso dinheiro vai parar quando vemos os carros do ano (sim, no plural) estacionados nos apartamentos de alto padrão onde boa parte dos fiscais mora. Curiosamente, esses mesmos fiscais sempre conseguem trazer bens importados que não são retidos na alfândega. Bacana, né? Tudo bem que alguns de vez em quando vão presos, mas aí é só mexer os pauzinhos certos que são soltos loguinho loguinho e voltam pras suas vidas de nababos.
Mas sabe o que mais me irrita? Mais do que a receita, mais do que o imposto? É saber que alguém mexeu na minha encomenda! Alguém abriu o meu pacote antes de mim, revirou tudo e ainda teve a pachorra de colocar uma fita adesiva horrorsa escrito “Aberto pela aduana do Brasil”. Dá nojo!
Depois de por minha raiva pra fora, falemos agora de coisas boas; as compras que eu fiz e vou mostrar para vocês:
A capa do edredom veio dentro deta sacolinha na mesma estampa. Nhom! Posando para a foto estão as três matrioshkas sorridentes.
Todas elas viram duas xícaras de medidas. A cabeça da matrioshka maior é uma xícara e a saia dela equivale a 3/4 de xícara.
Agora só me resta comprar um enchimento de edredom pra poder usar minha capa nova e dormir bem quentinha!"
Postagem do Manual do dona de casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário